Campanha para detecção de hanseníase será realizada na Rui Barbosa

No próximo domingo (5), acontecerá na Praça Rui Barbosa, das 9 às 15 horas, a Campanha Nacional de Hanseníase, promovida pela Sociedade de Dermatologia do Paraná (SBD-PR). Quem passar pelo local receberá informações a respeito da doença, que demora de 2 a 10 anos para se manifestar.

“É uma enfermidade silenciosa, com sintomas pouco percebidos pelos pacientes e que pode causar incapacidades e deformidades se não tratada precocemente”, explica a dermatologista Noely do Rocio Vigo.

A hanseníase é uma infecção causada pelo Mycobacterium leprae, chamado também de bacilo Hansen. A transmissão ocorre na inalação deste bacilo, quando o paciente elimina alguma secreção. Os pacientes que tiverem a doença e forem até a Praça Rui Barbosa no dia da campanha serão encaminhado para a Santa Casa de Curitiba e submetidos a exames detalhados.

Os principais sintomas da hanseníase são manchas de aparecimento lento e progressivo em qualquer parte do corpo, além de perda sensitiva variável ao calor, frio e dor. A campanha será realizada em todo o Brasil e tem como objetivo o tratamento de quem já está infectado e identificação de novos casos.  Em 2010 e 2011 foram detectados 30.298 novos casos, 15% a menos que nos anos anteriores.

4 maio 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando