Cândido de Abreu terá feira de serviços no Dia Sem Carro

A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, vai se transformar em um grande centro de lazer, cultura, serviços e diversão neste sábado, dia 22 de setembro. Na data, que marca a chegada da Primavera e também celebra o Dia Mundial Sem Carro, haverá uma feira de serviços da Prefeitura.

A avenida será fechada para circulação de carros das 7h às 17h, desde a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, até a rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller.

No dia sem carro, a população também poderá conhecer e andar gratuitamente no Hibribus, ônibus híbrido, com motor elétrico e a diesel, que fará parte da frota de transporte de Curitiba.

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento internacional, que acontece sempre no dia 22 de setembro. Ele começou na Europa em 1998. O principal objetivo é que as pessoas deixem os carros em casa e se desloquem usando o transporte coletivo, bicicletas ou caminhando.

Confira os serviços municipais disponíveis neste sábado

Transporte
O novo ônibus sairá da Praça Tiradentes, no encontro com a rua Monsenhor Celso. O roteiro terá início às 9 horas, com saída, a cada 30 minutos. Outra opção de embarque será no ponto do Interbairros I, na Praça Nossa Senhora Salette.
Usuários do transporte coletivo também poderão aproveitar o sábado (22) para fazer o cartão transporte, das 9h às 17h, na Estação Tubo Palácio Iguaçu, na Avenida Cândido de Abreu.

O cartão é gratuito (1ª via) e fica pronto em poucos minutos. Para fazer o cartão basta apresentar documento de identificação original com foto, CPF, um comprovante de endereço e fornecer informações para preenchimento de um cadastro. Não é necessário tirar foto, nem morar em Curitiba. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. O Cartão Transporte é um documento pessoal e não é descartável. O serviço neste sábado não inclui cartão de isento e estudante.

Trânsito
Agentes da Setran farão orientação para o trânsito seguro, como parte do programa Vida no Trânsito.Também, o Detran-PR irá fornecer informações sobre veículos e como retirar a habilitação.
Meio Ambiente

Quem for à Cândido de Abreu poderá também adotar um animal de estimação. Cães castrados, vacinados e microchipados estarão disponíveis para adoção na Feira Amigo Bicho. A feira oferecerá ainda o serviço de microchipagem gratuita de animais de estimação.

Para microchipar cães e gatos, basta que o proprietário apresente carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. O procedimento é simples e gratuito: o microchip é aplicado no dorso do animal, com todas as informações, incluindo dados do dono.

Esporte e Lazer
Passeio Ciclístico do São Lourenço à Cândido de Abreu. A concentração dos ciclistas começará às 8h30 no São Lourenço e a saída será às 9h. O passeio seguirá pela ciclovia até a Cândido de Abreu.
Ao longo da avenida haverá aula de ginástica, brincadeiras infantis e também uma pista de skate e um circuito de bike.

Cultura
Ao longo do dia acontecerão shows de música e apresentações folclóricas e de teatro. Entre as atrações estão Rafa Gomes e Banda (MPB/Reggae); apresentação do grupo de Tayko (Tambores Japoneses); Miguel Marconi (Sertanejo); grupos de dança; Grupo Realidade Nua e Crua; apresentação de Teatro; Dupla Jason e Anderson (Sertanejo Universitário); Banda Big Time Orquestra (Rock Jazz) e Banda Lefigarro (POP).

Abastecimento
Alimentação com feira gastronômica e de produtos orgânicos.
Saúde
Os interessados em medir os níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol poderão visitar a barraca especialmente montada para fazer esses exames.

Além disso, a Saúde contará com os ônibus dos programas Cárie Zero e Adolescente Saudável, que poderão ser visitados pelo público interessado em obter informações sobre saúde bucal e atenção integral ao adolescente. A equipe do Programa de Controle da Dengue também estará presente, reforçando junto aos curitibanos a importância de eliminar criadouros de larvas do mosquito vetor da doença para que a cidade prossiga sem registrar casos locais de dengue.

Trabalho e Emprego
Os trabalhadores poderão aproveitar o Dia Mundial Sem Carro para preencher o protocolo para a emissão da Carteira de Trabalho e aproveitar os serviços oferecidos pelo Sine, com a intermediação dos cadastros entre trabalhadores e empregadores, consulta de vagas de trabalho e atualização dos dados cadastrais.

Ação Social
Haverá orientação de como acessar os programas sociais do município e serviços de corte de cabelo e esmaltação.