Chinesa Sinopharm inicia Fase 3 de testes de vacina contra Covid-19 no Bahrein

Publicado em 10 ago 2020, às 13h40. Atualizado em: 11 ago 2020 às 08h03.

Por Lisa Barrington

DUBAI (Reuters) – A empresa estatal farmacêutica chinesa Sinopharm começou a terceira fase de testes de uma candidata a vacina de Covid-19 no Bahrein, após iniciar ensaios clínicos similares nos Emirados Árabes Unidos no mês passado, informou o Ministério da Saúde do Bahrein nesta segunda-feira.

Os testes em humanos, iniciados na capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, em meados de julho, é uma parceria entre a China National Biotec Group (CNBG) da Sinopharm e a empresa de inteligência artificial e computação de nuvem sediada em Abu Dhabi, Group 42 (G42).

O executivo-chefe de Saúde do G42, Ashish Koshy, disse que a expansão do teste para a pequena ilha do Bahrein aumentará o número de participantes a um patamar similar aos testes em nações com populações muito maiores.

O estudo, que usa uma vacina inativada, incluirá por volta de 6.000 cidadãos e moradores voluntários no Bahrein durante 12 meses, disse o Ministério da Saúde.

Nenhuma vacina contra Covid-19 já foi aprovada para uso comercial.

O teste nos Emirados Árabes, expandido de Abu Dhabi para incluir outro centro no emirado de Xarja, chegou, na quinta-feira, a 5.000 vacinações, segundo um comunicado conjunto dos organizadores do teste.

O Bahrein, com população de 1,5 milhão, registrou mais de 44.000 casos do novo coronavírus e 162 mortes.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG791C3-BASEIMAGE