Chuva deixa imóveis sem água e luz pelo segundo dia seguido em Maringá e região; vacinação é suspensa

Publicado em 15 out 2021, às 11h09.

As fortes chuvas registradas em Maringá deixaram imóveis sem água e luz pelo segundo dia seguido na cidade. Choveu forte na madrugada desta sexta-feira (15), fazendo com que mais de 40 mil ligações de luz fiquem sem energia. Mais de 10 cidades estão com o abastecimento de água comprometido. Em Maringá, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram que suspender a vacinação.

Este é o segundo dia seguido que a região registra problemas por conta das chuvas. Maringá também foi atingida por fortes ventos na madrugada desta quinta-feira (14).

Em todo o noroeste do Paraná, a conta de postes quebrados já chega a 176 estruturas. Todos os municípios que tiveram suas fontes comprometida nesta quinta-feira já tiveram o fornecimento principal restabelecido. Há, entretanto, 40 mil domicílios sem luz nesta manhã, em cerca de 1,8 mil ocorrências para atendimento.

Foram registrados 36 postes quebrados em Maringá e cidades vizinhas. Pela manhã, 16 mil domicílios estavam sem luz no município, a maioria por conta da chuva desta noite.

Devido à falta de energia, a Prefeitura de Maringá informou que não haverá vacinação contra Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Iguaçu nesta sexta. As doses das vacinas não foram comprometidas pela falta de energia. Também não haverá vacinação de rotina na Unidade Básica de Saúde Vila Esperança.

Falta d’água

De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a falta de energia afeta o abastecimento nas cidades de Moreira Sales e do distrito de Paraná d’Oeste, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, os distritos de Bela Vista do Piquiri e Sales de Oliveira, no município de Campina da Lagoa, o distrito de Yolanda, em Ubiratã, e Águas de Jurema, em Iretama.

Na região de Umuarama, os sistemas mais afetados e que ainda registram falta de energia são os de Francisco Alves e os distritos de Rio Bonito e Bairro Catarinense, parte da cidade de Alto Piquiri e seus distritos Mirante do Piquiri e Paulistânia, os distritos de Guaiporã e Jangada, em Cafezal do Sul, Pindorama no município de Xambrê e parte do distrito de Cedro, em Perobal.