A chuva também causou transtornos na Cidade de Guarapuava, no região central do Estado. De acordo com a prefeitura da cidade, até o início da tarde, as equipes de plantão da Secretaria de Assistência Social e Desefa Civil atenderam famílias nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão.
Segundo o último levantamento da Secretaria, 150 pessoas estão desabrigadas e serão encaminhadas para o Escola Municipal Roberto Cunha e Silva, no Pinheirinho. “As equipes estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa. Estamos preparados com lonas, alimentos e benefícios emergenciais para doação”, explica Abraham Haick, secretário de Assistência Social de Guarapuava.
As equipes da Defesa Civil também estão realizando um levantamento das famílias que estão em situação de risco iminente. As equipes do plantão das secretarias de Assistência Social e Saúde informam que as pessoas que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (42) 3623-7995 ou diretamente, no Corpo de Bombeiros, discando 193.
Além dos atendimentos às famílias, a Prefeitura afirma que a Secretaria de Obras está trabalhando, de forma emergencial, para desobstruir galerias e fazer a limpeza dos córregos em alguns bairros.