Cinco UBS aplicarão a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Guarapuava
A Prefeitura de Guarapuava divulgou na manhã desta segunda-feira (30) um plano de descentralização na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A partir de terça-feira (31) e quinta-feira (2), a imunização acontece em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação nas terças e quintas-feiras ocorrerá das 13h às 17h, nas UBS do Morro Alto, Boqueirão, Xarquinho I, Vila Carli e São Cristóvão.
De acordo com o secretário de saúde, Jonilson Pires, o processo de descentralização depende do recebimento das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
“Nós decidimos iniciar esse processo de descentralização que, primeiro, vai ser apenas para a 2ª dose, mas com o passar do tempo poderemos descentralizar também a primeira dose”, explicou.
A coordenadora da Campanha de Vacinação em Guarapuava, Chayane Andrade, explicou que, mesmo com o projeto piloto, as segundas doses continuam sendo aplicadas nas tendas na Praça Cândido Xavier nos dias específicos.
“Nós elencamos as unidades dentro de cada região da cidade para facilitar o deslocamento dos moradores. Cada UBS terá um número de senhas disponíveis. As vacinas de todos os laboratórios (Pfizer, Coronavac e Astrazeneca) estarão disponíveis, porém, a quantidade vai ser limitada, por isso haverá distribuição de senhas“, comentou.
Os moradores precisam apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. As senhas serão distribuídas a partir das 13h.
3ª dose
O chefe da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Hiagor Silva, informou na manhã de hoje (30), que a aplicação da 3ª dose começa em 15 de setembro, caso o município receba os lotes específicos para a imunização. A vacinação será para idosos com 70 anos ou mais e pessoas que passaram por transplante ou pacientes que têm HIV. A secretaria de saúde divulgará outras informações nos próximos dias.
Adolescentes
A prefeitura divulgou também que depois de finalizar a vacinação dos adultos, acima dos 18 anos, iniciará a vacinação de adolescentes com comorbidades, com idade entre 12 e 17 anos, seguindo as faixas etárias.