Com mais de 80% da população vacinada, Apucarana desativa Pronto Atendimento de Covid-19

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Apucarana
Publicado em 17 nov 2021, às 16h29. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h54.

Em funcionamento desde o dia 20 de março de 2020, o Pronto Atendimento do Coronavírus (PAC) de Apucarana, no norte do Paraná, foi desativado nesta terça-feira (16). A medida levou em conta o índice de vacinação na cidade, a ocupação das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e a diminuição dos testes positivos de Covid-19.

“O atendimento de casos suspeitos da Covid-19 agora será prestado pela nossa rede regular de saúde, ou seja, pelas Unidades Básicas de Saúde; pela Unidade de Pronto Atendimento, o UPA; pelo Centro Infantil; e ainda pelo Pronto Socorro do Hospital da Providência.”

destaca o secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega.

Vacinação

O município soma 84,6% da população adulta com esquema completo de vacinação. Já o público apto a receber a vacina (a partir dos 12 anos), 96,1% já tomaram a 1ª dose. Entre aqueles com 60 anos ou mais, 50,20% já receberam a dose de reforço.

Internação

Outro ponto determinante para a medida é o número de internação por Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Providência. Até a última terça-feira (16), havia apenas um paciente internado na UTI, o equivalente a 4% de ocupação.

Positivados

O caso de pessoas positivadas para Covid-19 em Apucarana, de acordo com o prefeito Júnior da Femac, tem caído. A média diária dos últimos 15 dias foi de 10 novos casos enquanto que no pico da pandemia foi de 170 positivados por dia.

Durante os 20 meses de funcionamento, o PAC atendeu 48.851 pacientes e realizou 60.128 testes. Lá eram feitos atendimento e triagem do paciente, definida a medicação, feito Raio-X e testagem além do serviço de oxigenoerapia e monitoramento dos casos informados.

“Esse atendimento aliviou muito o atendimento dos pacientes que viriam para o hospital. Lá foram atendidos pacientes menos graves, sendo recebidos por equipes de enfermagem, encaminhados para consulta médica, fazem exames e ainda são medicados. Dessa forma, o hospital ficcava com os casos mais graves. Assim se explica, ao lado das lives diárias dos nossos gestores, o sucesso do enfrentamento da Covid em nossa cidade.”

destaca a diretora geral do Hospital da Providência, a irmã Geovana Ramos.