Comunidade Empreendedora: 3 razões pelas quais a mentoria te ajuda crescer

RIC2409.jpg

O Projeto Jovem Empresário tem resultados que comprovam que a mentoria é o principal mecanismo para alavancar os novos negócios. E a Comunidade Empreendedora oferece a mentoria como um dos benefícios do ecossistema para os empreendedores cadastrados. Descubra as 3 razões pelas quais a mentoria te ajuda a crescer.

Em primeiro lugar, você sabe o que é mentoria? Apesar de ser um termo cada dia mais frequente no mercado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é mentoria. Basicamente, a mentoria consiste em oferecer a experiência e os conhecimentos de uma pessoa que já trilhou o seu percurso no mercado, como uma forma de conhecimento prático para que outra pessoa possa utilizar na sua trilha também, facilitando os caminhos do desenvolvimento, seja do negócio ou da carreira.

 A primeira grande razão é a experiência. Pense em você alguns anos atrás e agora avalie o quanto as experiências que você acumulou nesses anos que se passaram são importantes na sua vida hoje. Com a mentoria é a mesma coisa, só que a experiência foi acumulada ao longo dos anos pelo mentor.

 Conforme as conversas com o mentor vão acontecendo o mentorado é colocado numa imersão de informações muito grande, baseadas na experiência de muitos anos acumulada pelo mentor. Ao mesmo tempo em que isto traz para o mentorado muito conhecimento, também aumenta a responsabilidade do mentorado de assimilar este conteúdo para escolher o melhor caminho para se trilhar.

 A segunda grande razão é a velocidade. As transformações hoje exigem que os empreendedores tenham que se adaptar constantemente, quebrar antigos paradigmas e propor soluções inovadoras antes de sua concorrência. Juntamente com a tecnologia, a velocidade com que estas transformações estão ocorrendo é visceral. Estar preparado para mudanças, e de forma rápida, tem se tornado um pré-requisito para o sucesso.

 Nestas horas, contar com a vivência e o ponto de vista de um mentor é, realmente, um facilitador no processo de tomada de decisão. Ele consegue olhar tudo de uma forma mais abrangente, e lida com mudanças de uma forma já menos traumática, pois já passou por isto diversas vezes. Ter calma e objetividade nestas transformações é crucial para sair na frente, na velocidade em que as mudanças exigem.

 A terceira grande razão é foco no resultado. Muitos empreendedores se apegam a sua ideia de uma forma que literalmente morrem junto com ela, se for preciso. Esta é, sem dúvidas, uma das grandes causas de fracasso de novos empreendedores. E aqui a visão do mentor é fundamental. O tempo já lhe ensinou que o que importa é gerar resultados, sem apego. Mesmo uma ideia sendo ótima, se ela não conseguir gerar resultados, ela não será uma boa ideia para negócios.

 O olhar desta pessoa de fora do seu negócio sobre a sua ideia é muito construtivo, pois estabelece uma visão comercial sobre a sua proposta de valor. E no mundo dos negócios, se você não vende, você não sobrevive. Claro que o resultado de fato acontece com o tempo. Geralmente alguns meses é o tempo que o mentorado leva para absorver o que lhe é útil. Mas acredite, a vivência e experiência do mentor aceleram muito todo o processo.

 Entenda mais o que a mentoria pode fazer por você, empreendedor. A Comunidade Empreendedora compartilha diversas experiências que podem te levar ao sucesso, acesse e compartilhe a sua também. Uma comunidade de conhecimento e experiências que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

 

24 set 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando