Confira 4 dicas para aproveitar as promoções da Black Friday 2015

Dezenas de sites e lojas prometem descontos incríveis nesta sexta-feira 27

Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para celebrar a data de melhor desempenho do comércio. O evento ocorre na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, sempre comemorado numa quarta ou quinta-feira de novembro. A ideia foi seguida por outros países, como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. As lojas abrem bem cedo e fecham por volta da meia-noite, depois de atender filas enormes de consumidores. Muitas pessoas ganham folga para ir às compras com tranquilidade. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de Natal, mas os descontos são considerados mais atrativos que aqueles típicos da festa natalina.

Leia mais: 10 dicas para não cair em frias nas promoções do Black Friday 2015

Não importa o que diz sua experiência, pois comprar no Black Friday brasileiro não é fácil, nem conveniente, nem rápido. Ainda assim, vale a pena se você seguir algumas regras básicas para fazer como um verdadeiro veterano da internet.

Dica #1: defina o que você vai comprar

Sair catando oferta e comprar alguns itens que estavam por uma pechincha apenas porque estavam baratos é uma ótima forma de se arrepender depois.

Liste de antemão o que você está buscando. TV ultra HD 4k? Smartphone? Tablet? Bota de aventura? Mega bolsas para a praia?

Fica a dica então, faça uma lista significativa para você para não desperdiçar dinheiro com tranqueiras inúteis.

Dica #2: saiba o preço real do produto

Aquela TV UltraHD 4k de 48″ pode até parecer barata para você, mas o preço é praticamente idêntico ao mesmo de sempre. Alguns sites oferecem histórico de preço o que ajuda bastante para não cair nas pegadinhas do malandro da Black Fraude.
Alguns sites de comparação oferecem histórico de preços. Isso é importante para saber se houve maquiagem de preço ou é uma promoção de verdade
O melhor castigo para lojas que maquiam preço é serem expostas publicamente.

Dica #3: saiba quanto pode gastar

Acredito que esse é o principal mandamento de qualquer momento de compras. Não faça como nosso governo e gaste mais do que cabe em seu orçamento. De que adianta comprar um videogame novo por uma pechincha e depois não ter dinheiro para a peru do Natal?

Fica a dica então. Reveja seus gastos de fim de ano, 13º, abono, etc para definir o quanto você pode gastar nesta Black Friday.

Dica #4: escolha bem o meio de pagamento

Muitos internautas gostam de parcelar em 10, 12, até 24x. Novamente, não seja como o governo e mantenha seus gastos sob controle. O melhor é pagar em menos prestações (e ganhar desconto) do que pedalar as compras. 

Normalmente a melhor forma de comprar no Black Friday é por boleto. É possível emitir o boleto na sexta-feira e só pagar na segunda-feira. Porém algumas lojas, estão planejando não oferecer essa forma de pagamento durante Black Friday para evitar o cancelamento das compras. Para quem não sabe, cerca de 20% das compras efetuadas no boleto são canceladas por falta de pagamento. Então fica a dica, tente pagar tudo em 1 vez no cartão.

Frequentemente as lojas oferecem o mesmo desconto do boleto nessa modalidade.
Para quem prefere o cartão, vale a pena ligar para sua operadora e já dizer de antemão o valor do que pensa em gastar. Algumas vezes compras em valor alto são bloqueadas pela operadoras por motivo de segurança.

24 nov 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando