Durante partida contra Sérvia redução deve ser ainda maior (Foto: Caio Coronel/ Itaipu Binacional)

Previsão é de redução ainda maior na partida contra a Sérvia

A Usina de Itaipu registrou queda no consumo de energia elétrica nos minutos que antecederam a partida entre Brasil e Costa Rica pela Copa do Mundo da Rússia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução foi o equivalente a desligar quatro cidades como Curitiba – uma redução de 3.034 megawatts (MW) das 8h35 até as 9h.

A redução ocorre pelo fato de muitos brasileiros estarem parados em frente à televisão acompanhando a partida, alterando, inclusive, o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e repartições públicas durante o mundial.

Logo depois do final da partida, a elevação foi de 8.441MW nos 37 minutos subsequentes. Já na Itaipu, ao final do jogo, o aumento foi de 900 MW.

Histórico em Copa do Mundo

De acordo com a Itaipu, a redução no consumo ocorre um pouco antes do jogo e nos 45 minutos iniciais. No intervalo, o consumo tem uma leve retomada. Com o reinício do jogo, o consumo volta a cair durante os 45 minutos. A curva de carga só volta a subir após o apito final. E, de acordo com os dados divulgados pela Itaipu, a retomada ocorre de forma rápida até chegar aos níveis de um dia normal.

Leia também: Conta de luz fica mais cara no Paraná

Última rodada 


Na quarta-feira (27), às 15h, quando o Brasil entrar em campo pela terceira rodada, a tendência é que ocorram oscilações de consumo mais intensas. É porque a partida será num dia de semana quando o consumo normalmente é maior.

Em outras Copas, em situação similar, o aumento da carga nos 30 minutos após a partida chegou a ser de quase uma Itaipu, ou seja, em torno de 12.000 MW.