Brasil atinge mais de mil mortes por coronavírus em 24h; são 17.971 óbitos até agora

Publicado em 19 maio 2020, às 00h00.

O Brasil registrou, pela primeira vez, mais de mil mortes por coronavírus nesta terça-feira (19). Ao todo, foram contabilizados 1.117 óbitos, uma média de uma morte a cada 73 segundos. Até agora, são 17.971 mortes em todo o Brasil pela doença causada pelo vírus.

Segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, foram também mais 17.408 casos confirmados pelo novo coronavírus. Ao todo, o país contabiliza 271.628 casos confirmados e continua em terceiro lugar entre os países com mais casos em todo o mundo.

O registro de mortes assusta pois até então a maior contagem era de 881 óbitos contabilizados, no dia 12 de maio. Segundo a Saúde, os picos dos registros das mortes têm sido neste dia da semana porque, entre sábado e domingo, os dados não são registrados no sistema com a mesma velocidade dos dias úteis.

Vale dizer que os registros de mortes das últimas 24h não significam que todas as pessoas morreram de ontem para hoje, mas sim porque os registros de mortes suspeitas foram confirmados. O que podemos perceber é que o país está, sim, com o coronavírus em fase de aceleração.