Coronavírus: idosa de 97 anos é a paciente mais velha do Brasil a se curar da covid-19

por Redação RIC.com.br
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado em 12 abr 2020, às 00h00.

O domingo (12) de Páscoa foi especial para Gina Dal Coletto e sua família. Aos 97 anos, a idosa recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após ficar internada com o novo coronavírus. Com isso, ela é a paciente mais velha a se recuperar da covid-19 no Brasil.

Gina estava internada desde o dia 1º de abril, quando começou a apresentar sintomas como tosse e confusão mental. O diagnóstico revelou influenza (gripe comum) e covid-19, o novo coronavírus.

Ela teve de ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com oxigênio para ajudar na respiração. Além da idade avançada, que por si só inclui Gina no grupo de risco, ela tem dois stents no coração – e, durante a internação, teve inflamação cardíaca e pulmonar.

Gina foi tratada com antibióticos, diuréticos, corticoide e cloroquina. Ao deixar o hospital neste domingo, a mulher foi aplaudida pelos médicos e pela equipe do hospital. Com a idade avançada, a idosa, que é moradora de Santos, no litoral de SP, tem seis netos e cinco bisnetos.