CREA fiscaliza 349 condomínios na região de Maringá; conheça as principais irregularidades

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 5 out 2021, às 10h45. Atualizado às 10h47.

A força-tarefa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) concluiu 1.835 fiscalizações em condomínios no Paraná, sendo 349 contabilizadas na região de Maringá. O órgão promove vistorias periódicas com o objetivo de fiscalizar se as atividades ligadas à engenharia são executadas por profissionais habilitados.

Este ano, as fiscalizações se intensificaram em condomínios, atingindo o maior número possível em um curto espaço de tempo. Entre as atividades verificadas estão: ar-condicionado, elevador, cerca eletrificada, sistema de proteção de descarga atmosférica, sistema de microgeração de energia e reformas.

O resultado da ação foi considerado positivo em vista que 75% das atividades verificadas já atendem a legislação e possuem responsáveis técnicos pelas atividades. Nos demais 25% identificou-se a maior ocorrência em: Falta de ART, que é a presença de profissional habilitado, mas, sem a devida documentação; Falta de Registro PF, que é o profissional sem habilitação; Exercício Ilegal da Profissão PJ, que é a Pessoa Jurídica sem registro nos órgãos competentes; entre outros.

De acordo com a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão, o maior objetivo é buscar e combater atividades exercidas sem Pessoa Jurídica pois caracteriza o exercício ilegal da profissão e enfatiza a importância desses serviços serem executados por profissionais habilitados pela segurança de todos.

Além de verificar a habilitação dos profissionais que executa, o Conselho atua também no sentido orientativo levando informações aos responsáveis pela fiscalização dessas atividades dentro dos condomínios, geralmente os síndicos. Este ano, a força-tarefa resultou em 376 ações de orientação referentes a sistemas de proteção de descarga atmosférica (SPDA), central e gás, elevadores de passageiros, e cercas elétricas.