Criança engole bateria de brinquedo e fica à beira da morte

Publicado em 18 set 2019, às 00h00. Atualizado em: 20 jul 2023 às 10h15.

Uma criança de dois anos ficou à beira da morte após engolir uma bateria do tamanho de uma moeda de cinco centavos na Inglaterra.

Elsie Rose foi levada ao hospital por sua mãe, Kirsty Duffy, logo depois começar a passar mal. 

De acordo com médicos do Hospital Infantil Sheffield, o estado da menina era bastante grave, já que a bateria estava alojada em sua garganta.

Segundo eles, a corrente elétrica da bateria se misturava com a saliva para produzir soda cáustica, queimando e causando um buraco na garganta da pequena.

Para que pudessem tentar salvar a vida da criança, médicos pediram que Kirsty Duffy desse um beijo e abraço na filha, já que esse poderia ser o último contato entre as duas com Elsie viva. 

“Os cirurgiões me disseram que suas chances de sobrevivência eram como ela atravessar uma estrada sem ser atropelada por um carro ou caminhão. Eu não podia acreditar. Eles me disseram para lhe dar um último beijo, e embora eu estivesse arrasada e em choque, eu fiz o meu melhor para ser forte por ela”, contou a mãe. 

Conforme o médico cirurgião que operou Elsie-Rose, o fato de ter conseguido remover a bateria com danos mínimos foi um milagre“Não acredito que quase perdi minha filhinha. Isso poderia ter tido um resultado muito diferente. Eu poderia estar chegando em casa sem ela”.

criança engole bateria inglaterra

A corrente elétrica da bateria se misturava com a saliva para produzir soda cáustica. (Foto: Alex Cousins / SWNS)

De acordo com Kirsty, ela não da onde onde Elsie-Rose pegou a bateria, mas tudo indica que tenha sido de algum dos brinquedos de seus irmãos: Bradley Bird, 12 anos, Amelia Duffy, de sete, e Alissia Duffy, de seis.

Ainda segundo a mãe, a filha não é o tipo de criança que coloca itens na boca. “De maneira alguma eu acredito que as baterias seriam boas para engolir, mas nunca pensei que isso poderia matar uma criança”, explicou Kirsty.

Depois do susto, a criança está tomando medicamentos para curar sua garganta e espera-se que ela se recupere completamente.

Mike Thomson, pediatra consultor especializado em gastroenterologia do NHS Foundation Trust do Sheffield Children’s disse que as pilhas do tipo botão são incrivelmente perigosas e podem causar ferimentos graves em poucas horas depois que as crianças as engolem. 

As baterias podem ser encontradas em brinquedos, controles remotos, chaves do carro, cartões de felicitações musicais, calculadoras e balanças.

criança quase morre após engolir bateria

(Foto: Alex Cousins / SWNS)