Curitiba testa painéis com mensagens de trânsito

Os motoristas que passam pelas ruas Desembargador Motta, no Bigorrilho, e na Mauá, no Alto da Glória, já encontram os painéis de mensagens variáveis instalados pela Prefeitura em funcionamento. Os equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e estão em fase de testes.

Por enquanto, os painéis passam apenas mensagens institucionais e a operação com informações sobre o trânsito está prevista para começar na primeira quinzena do mês de abril. Neste primeiro momento serão três equipamentos em operação nas ruas que compõem o Anel Viário Central. Além da Desembargador Motta e da Mauá, a rua Brigadeiro Franco, no Água Verde, também já está com um painel instalado.

Ao todo, o Anel Viário terá 14 painéis de mensagens variáveis. A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento. Os painéis são de LED e medem 4 metros por 1,20 metro. Os painéis servirão para orientar os motoristas que transitarem pelas ruas do Anel Viário.

As informações serão colocadas em tempo real e vão avisar sobre acidentes e congestionamentos que existam nas vias. Nestes casos, as mensagens também poderão orientar caminhos alternativos para os motoristas desviarem. Os equipamentos também poderão passar mensagens institucionais do município.

“A utilização desse tipo de equipamento é fundamental para a mobilidade no trânsito. Os painéis vão permitir passar a condição das vias de forma imediata. Caso tenha acontecido algum acidente os motoristas serão orientados sobre desvios. Será a comunicação sobre a via diretamente com o usuário”, explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

Tecnologia – Os painéis chamam a atenção dos motoristas que passam perto dos equipamentos. O empresário Cedeval Teixeira da Rocha estava no Bigorilho, na tarde desta sexta-feira (30), com o filho Matheus Gabriel da Rocha, de 9 anos, e gostou da novidade.

“Eu nem tinha visto, meu filho que me mostrou. Tudo o que é ligado à educação no trânsito é importante. Ando bastante pela cidade e essas informações sobre como estão as ruas são importantes para escolhermos o melhor caminho”, disse Cedeval Teixeira. Ele afirmou que acompanha as informações de trânsito pelo rádio, pelo boletim de trânsito que a Prefeitura divulga.

O taxista Edson Gonçalves de Oliveira acredita que os painéis irão ajudar na mobilidade do trânsito. “Achei bem bacana a ideia. Se os motoristas souberem com antecedência sobre congestionamentos vão evitar passar por aquelas ruas”, afirmou.
Opinião semelhante tem o empresário Luiz Ruggini. Ele sempre usa caminhos alternativos, mesmo que tenha que a distância aumente um pouco. “Sempre tento desviar dos engarrafamentos, se todos os motoristas procurassem caminhos alternativos o trânsito seria melhor”, disse o empresário.

SIM – Os painéis de mensagem vão se somar às 21 câmeras de monitoramento instaladas ao longo dos 25 quilômetros das ruas que formam o Anel Viário, ao redor do Centro da cidade. Ao longo desse trajeto também haverá 190 semáforos definidos tecnicamente como adaptativos, que modificam automaticamente os tempos (verde, vermelho e amarelo) de acordo com o fluxo de veículos no cruzamento.

Todos os equipamentos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) estarão interligados à Central de Controle Operacional (CCO) que funcionará na Urbs. Na CCO, técnicos de trânsito e transporte vão compor um núcleo de comando de operações online, com monitoramento das ruas através de equipamentos e softwares específicos.

Anel Viário – O Anel Viário é um conjunto de ruas que estão sendo preparadas pela Prefeitura para compor um grande binário que contornará o Centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.

São trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.

30 mar 2012, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Live

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Evandro Harenza.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando