Dados sobre qualidade do ar passam a ser divulgados diariamente

A partir desta semana, os dados sobre qualidade do ar em Curitiba e região passam a ser divulgados diariamente. Atualizadas sempre às 16 horas, as informações estão disponíveis no site do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no link “monitoramento ambiental”.

Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, no ano passado o Estado já tinha inovado com a divulgação semanal dos dados, que antes era mensal. “O nosso objetivo é buscar a publicação cada vez mais eficiente, clara e precisa à população”.

O IAP conta com 12 estações de amostragem, das quais sete realizam as coletas de forma automática e no intervalo de leitura de segundos. As estações medem a quantidade de ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, partículas totais em suspensão e partículas inaláveis.

Para o próximo ano, o instituto planeja ampliar a rede de monitoramento na Grande Curitiba e em mais cinco cidades do interior do Estado. Para isso, serão firmadas parceiras e convênios com empresas. Também entrará em vigor a inspeção e controle da qualidade do ar de veículos automotores, pelo Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV).

8 jun 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando