Defesa Civil distribui telhas, roupas e comida para 1,5 mil famílias afetadas por vendaval em Jandaia do Sul
A Defesa Civil começou a distribuir telhas, roupas, colchões e alimentos para os moradores de Jandaia do Sul. São mais de 1,5 mil casas atingidas pelo vendaval da última quarta (8).
Muitas casas não tem mais telhado por conta do vendaval. A população chegou a formar longas filas para receber lonas e cobrir o telhado temporariamente.
- Leia mais: Maringá confirma vacinação para maiores de 20 anos no sábado e pode abrir para maiores de 18 anos
Nas lojas de materiais de construção, não há mais telhas para comprar. Comerciantes estão abrindo listas de espera de clientes.
Os moradores atingidos pelo vendaval também perderam alimentos e objetos pessoais. Municípios de toda a região estão enviando comida, colchões e roupas para atender a demanda. A central de doações fica no ginásio de esportes da cidade.
Vendaval
Em Jandaia do Sul, o granizo perfurou diversos telhados e vidros de automóveis durante vendaval ocorrido na quarta-feira (8). A prefeitura cancelou as aulas nas escolas municipais por tempo indeterminado, pois várias escolas foram danificadas pelo granizo. O mesmo ocorreu com Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
A vacinação contra a Covid-19 via drive-thru na cidade também foi cancelada, porque a estrutura montada no ginásio de esportes municipal foi toda furada pelo granizo.
UFPR
O prédio do campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também sofreu com as pedras de gelo. Parte do teto da instituição, que funciona em um prédio da Fundação Educacional Jandaia do Sul (Fafijan), ficou todo perfurado. O granizo chegou até mesmo a invadir salas de aula.
Veja em vídeo o vendaval e o granizo em Maringá e Jandaia do Sul: