Demora na liberação de cargas no Aeroporto de Guarulhos e Viracopos causa transtornos para importadores e exportadores

Publicado em 20 set 2021, às 10h52. Atualizado em: 22 set 2021 às 16h12.

Nas últimas semanas, a liberação de cargas e mercadorias nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos em São Paulo tem preocupado os agentes do comércio exterior e profissionais que atuam na logística internacional. Segundo eles, o alto fluxo de cargas está causando demora na aprovação de cargas.

Para Vanderlei Alves, gerente de transporte rodoviário do Grupo Pinho, o tempo de espera tem sido predominante para mercadorias gerais. “O que era para sair no mesmo dia, está demorando mais de 24 horas. O sistema está com atraso intermitente”, concluiu.

Em um balanço divulgado pelo Aeroportos Brasil Viracopos, é possível observar um aumento no fluxo do modal. Foram recebidas 13.184 toneladas de mercadorias importadas, enquanto em julho o número foi de 12.640. Um aumento percentual equivalente a 4,3%.

Já nas exportações, o montante passou de 10.212 toneladas para 10.892 toneladas em um mês. O crescimento foi de 6,6%.

Além disso, no caso do Aeroporto de Viracopos, a grande movimentação no terminal está associada à pandemia, uma vez que ele tem sido usado na logística de produtos para enfrentamento à Covid-19, incluindo remessas de vacinas da Pfizer.