Após dois anos fechados, Restaurantes Populares de Toledo reabrem na próxima terça-feira (27)
Depois de dois anos fechados, os Restaurantes Populares de Toledo devem finalmente reabrir na próxima semana. Seguindo protocolos sanitários e de segurança, com colaboradores treinados para atuar, o retorno acontecerá de forma gradativa, e o valor único da refeição já está fixado em R$ 4,00.
Na primeira etapa serão reabertas apenas as unidades do Jardim Europa, do bairro São Francisco, da vila Boa Esperança e do Jardim Coopagro. Depois, serão retomados os trabalhos no Jardim Panorama II e na Vila Paulista e, por último, no Jardim Gisela. Para o diretor da Cozinha Social Luiz Bazei, o valor único estipulado para as refeições é uma maneira de oferecer igualdade de acesso para todos.
Com a retomada das atividades nas unidades prevista para a próxima terça-feira (27), a Prefeitura de Toledo já se antecipou e preparou os servidores municipais e terceirizados, que atuam na Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social). O treinamento aconteceu na quarta-feira (21), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, e envolveu cerca de 100 colaboradores, que aprenderam sobre segurança no trabalho e os protocolos sanitários vigentes, além das medidas restritivas em relação à Covid-19 previstas no decreto municipal.
De acordo com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, a volta dos restaurantes populares representa mais saúde para a população, já que os alimentos fornecidos são produzidos sob a supervisão de nutricionistas, e oferecem uma alimentação balanceada com um valor acessível, principalmente em tempos de pandemia.
“Recebemos muitas ligações, muitos questionamentos, porque as pessoas não sabem todo o processo que envolveu a reforma da Cozinha Social. Foi um trâmite demorado, a empresa contratada não deu continuidade à obra. Precisamos retomar com a Emdur [Empresa do Desenvolvimento Urbano e Rural] e finalmente conseguimos concluir as intervenções e oferecer de novo para a população refeições saudáveis preparadas com zelo e saudável”.
Ademar Dorfschmidt – Vice-prefeito de Toledo
Já para o prefeito Beto Lunitti, a retomada dos restaurantes populares também fortalece outros setores, que dependem da Cozinha Social. Como é o caso da agricultura familiar, que fornece parte da matéria-prima para o preparo das refeições.
“É algo que vai além de simplesmente servir um prato de comida, é a economia girando, são as famílias dos pequenos produtores fornecendo seus produtos, são vocês manipulando com carinho esses alimentos, os motoristas distribuindo as refeições. É a economia a favor da vida”.
Beto Lunitti – Prefeito de Toledo