Desafio do pateta: homem usa personagem para ameaçar crianças nas redes sociais

por Renata Nicolli Nasrala
com informações do R7
Publicado em 25 jun 2020, às 10h35. Atualizado às 10h44.

Um homem identificado como Jonathan Galindo tem usado o personagem infantil do Pateta para assustar e ameaçar crianças nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, o indivíduo chega a usar vídeos ensinando técnicas de suicídio para os pequenos, em um formato bem parecido com o caso “Baleia Azul”.

Homem vestido de pateta ameaça crianças

O perfil que começou a propagar o caso foi criado no México em 2017, entretanto, outras contas falsas foram se multiplicando e chegaram no Brasil após um alerta vindo do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.

Nas redes sociais, a investigação aponta que os suspeitos entram em contato com as crianças, e ao ganharem a confiança enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações.

De acordo com a delegada Fernanda Fernandes, os pais devem monitorar o uso da internet pelos filhos:

“Naquela época, os suspeitos foram indiciados por tentativa de homicídio. Obrigavam a vítima a permanecer no jogo e depois se matar”.

Agora, é preciso ficar atento ao comportamento da criança.

“Em geral, eles pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. Os pais devem monitorar se houve alguma mudança comportamental no filho. Geralmente ele fica mais deprimido, isolado e com medo”, explicou a delegada.