Dia das Mães: indústrias de chocolate apostam em campanhas digitais

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 8 maio 2020, às 00h00.

A versatilidade do chocolate é um ponto forte do produto quando se trata de presentear. E entre as ocasiões em que o brasileiro costuma dar chocolate de presente, dia das mães é uma das seis principais, de acordo com pesquisa Conecta, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), em 2016.

Nesse contexto e diante do cenário de isolamento social, as indústrias de chocolate reforçaram suas ações no ambiente online para que mesmo de longe nenhuma mãe fique sem presente.

Presente dia das mães barato

Além de ser um presente delicioso o chocolate é um dos presentes mais em conta. Neste período de pandemia onde muitos estão com o dinheiro contado, mas que não quer deixar o dia das mães passar em branco pode ter esse presente como uma boa opção.

O Google realizou uma pesquisa online com 400 brasileiros entre os dia 8 e 11 de abril. Os resultados revelaram que, apesar do distanciamento social e orçamento apertado, 32% dos entrevistados pretendem presentear na data.

Empresas apostam nas vendas online

Para essa data, as empresas costumam promover os itens de linha que já possuem apelo para presentear. Neste ano, as companhias apostaram em campanhas digitais em redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube, na manutenção dos canais de venda online proprietários, mas também em parcerias com canais de venda online de grandes varejistas e de comércios online segmentados, como o de flores, oferecendo seus produtos nesses canais de forma isolada ou em kits combinados.

“A indústria de chocolates possui uma grande capacidade de adaptação. Nesse momento em que o isolamento social é extremamente necessário, as empresas usaram a criatividade e encontraram formas para que filhos presenteiem suas mães com o envio de chocolates, ressignificando o produto com um gesto de carinho”, comenta o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.

Algumas marcas estabeleceram parceria com aplicativos de entrega e estão fazendo promoções de frete grátis a partir de uma determinada quantidade de produtos. Empresas que trabalham com produtos para transformação, como coberturas e recheios, também adotaram estratégia nos canais digitais. Algumas estão promovendo lives para ensinar receitas exclusivas a confeiteiros e doceiros.