Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Tatuquara, 'reabre' após confirmação de casos de Covid
Após três pessoas confirmarem Covid-19 na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Tatuquara, nesta segunda-feira (16), a Vigilância Sanitária decidiu fechar a unidade por 10 dias. Logo depois que as famílias foram comunicadas da decisão, a orientação mudou ao longo da manhã e a escola deverá funcionar normal na terça-feira (18).
Além dos três casos confirmados – dois professores e um estudante – a escola também teve outras três pessoas afastadas com suspeita.
Protocolos
Conforme o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde determina que as atividades devem ser suspensas sempre que forem identificados três ou mais casos, pois estas transmissões podem estar relacionadas e o cancelamento das atividades pode interromper o contágio.
Ainda segundo o sindicato, o Núcleo Regional do Tatuquara alterou o protocolo. Convocou a Vigilância Sanitária para voltar até a unidade e liberar o funcionamento normal no dia seguinte. Desta forma, a escola funcionará normalmente na terça-feira (18).
Secretaria Municipal da Educação
A Secretaria Municipal de Educação informou que a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do distrito sanitário da região esteve na escola duas vezes. Em ambas as visitas, foi realizada uma avaliação, orientações e monitoramento da situação. A partir das ações, foi concluído que de acordo com o que determina o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde, não há necessidade para fechamento da escola neste momento e as atividades continuam a partir desta terça (17).
Leia a nota da secretaria na íntegra:
“A Secretaria Municipal da Educação informa que a Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Tatuquara, teve três pessoas afastadas, após confirmação de covid-19: dois profissionais e um estudante.
A Vigilância Sanitária e Epidemiológica do distrito sanitário da regional esteve na escola duas vezes, realizando avaliação, orientação e monitoramento da situação. De acordo com o que determina o protocolo da Secretaria Municipal da Saúde, não há necessidade para fechamento da escola neste momento.
A escola seguirá atendendo os demais estudantes normalmente a partir desta terça (17). Nenhuma das 415 unidades da rede municipal teve que ser fechada desde o retorno do ensino híbrido, em 19 de julho. Todas as escolas e CMEIs seguem o Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais.”