Ex-policial militar pretende copiar a Bíblia em 1.000 horas e quebrar recorde

por Bruna Melo
com informações da assessoria de imprensa
Publicado em 1 jun 2021, às 10h53. Atualizado às 10h55.

Londrinense, Wandemberg Marques, de 52 anos, quer quebrar um recorde. O ex-policial militar pretende copiar a Bíblia à mão dentro de 1.000 horas. Ele iniciou o desafio no dia 16 de maio e, através de um diário de bordo, mantém os registros da jornada.

Para Wandemberg, o objetivo é “despertar na humanidade o interesse pela palavra de Deus”. Ele acorda às 7h, faz pausas de 15 minutos a cada 2 horas e intervalos de almoço e jantar de 1 hora cada. Normalmente, o dia acaba à meia noite. A média de cópia é de 15 páginas por dia. A última atualização é de que o escriba já soma 202 páginas e está no início do livro Deuteronômio.

São necessárias duas sessões de fisioterapia diariamente para auxiliar nas dores musculares do policial. “Wandemberg copia enquanto seu corpo aguenta”, informou a assessoria. Todo o trabalho está acontecendo em Lindóia, cidade de São Paulo.

Ronei Raniele é o fisioterapeuta que atende Wandemberg todos os dias. Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa

O ex-policial militar quer quebrar o recorde da auxiliar administrativo de Santo André (SP), Lauane Destro Viana. Ela entrou para o Rank Brasil em 2015 com a superação do recorde de “Mais Rápida A Manuscrever A Bíblia”, copiando à mão em exatamente oito meses.

Wandemberg tem uma média de 15 páginas copiadas por dia. Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa

História da fé

Sua trajetória com a palavra de Deus começou em 1982, quando converteu-se na igreja Batista Memorial da Vila Rosária sendo batizado pelo Pastor João Duduch. Dez anos depois, entrou para a Assembléia de Deus – Bom Retiro e em 2019 na Igreja Batista da Lagoinha em Atibaia.

A Bíblia serviu de inspiração para ele traçar uma nova forma das pessoas voltarem a ter intimidade e interesse com o que ele considera o “Manual de Sobrevivência da Humanidade”. Assim como o desafio de copiar a Bíblia, ele também reescreve um novo capítulo  diariamente. 

Wandemberg Marques nasceu no Jardim Bandeirantes, em Londrina. Radicou-se em São Paulo aos 8 anos. Focou sua carreira profissional na Polícia Militar por 18 anos, formou-se em Direito no ano de 1998. Há 6 anos está à frente do Centro Preparatório Militar em Atibaia, cidade que escolheu para residência. Também atua como palestrante sob tema: “A Lei Como Fonte de Educação”; onde já atendeu mais de 4.000 escolas. O escriba é casado há 18 anos e tem dois filhos.