Ex-prefeito de Astorga e Pitangueiras, Bega é preso e encaminhado para delegacia, em Maringá
Ex-prefeito em Astorga, na região Noroeste do Paraná, Arquimedes Ziroldo, o Bega, foi preso nesta terça-feira (8) em Pitangueiras, município da mesmo região onde ele mora e que inclusive já exerceu o cargo de prefeito.
- Leia mais: Servidor é suspeito de fraudar biometria para ir à churrasco; ele também é vereador em Sarandi
Bega era considerado foragido da justiça e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Astorga. Como só há no município prisão feminina, ele foi encaminhado à 9ª Subdivisão Policial de Maringá (SDP) e poderá, ainda, ser encaminhado a uma penitenciária em Curitiba.
A prisão preventiva de Bega estava decretada desde março deste ano, quando desembargadores da justiça negaram pedido de habeas corpus da defesa. O ex-prefeito está envolvido na Operação Alavanca e responde pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, concussão, lavagem de ativos e crimes de responsabilidade.
Bega chegou a ser preso em 2019 ao lado de um filho, de uma nora e de um outro homem que é considerado laranja nas ilegalidades. De lá para cá, o ex-prefeito chegou a ganhar a liberdade, mas foi denunciado três vezes por desrespeitar as regras do habeas corpus, como retornar para a residência até no máximo 22 horas.
Nas Eleições 2020, Bega foi denunciado por crime eleitoral depois de supostamente ter oferecido R$ 800 para uma eleitora votar nele para prefeito e voltou a ter mandado de prisão expedido.