Fórum em Curitiba destaca: inclusão social, meio ambiente e transporte

A partir desta quinta-feira (1º) Curitiba será a capital mundial do planejamento urbano. Por dois dias, a cidade será sede de um fórum internacional com especialistas que vão debater os desafios e as tendências mundiais na área de planejamento urbano com foco especial na inclusão social e no desenvolvimento sustentável.

O 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano, nos dias 1º e 2 de março (quinta e sexta-feira), no Parque Barigui, será aberto pelo prefeito Luciano Ducci, o governador Beto Richa, a ministra do Planejamento Miriam Belchior, e pelo diretor do BID para o Brasil, Fernando Carrillo-Flórez.

Entre os palestrantes se destacam François Monjal, Philippe Panerai, Marcelo Neri, Carlos Mario Rodriguez Osório, José Marcelo Zacchi, Stuart Gulliver, Gautier Rouhet, Vicente Fretes Cibilis, Fábio Feldmann, Rosina Vinyes i Ballbé e Gilles Hubert.

Os debates do encontro serão divididos em três grandes temas (Cidades e Utopia, Cidades e Planejamento e Cidades e Sustentabilidade), palestras e apresentações de nove cases. Curitiba vai participar com os cases “Família Curitibana: Uma Experiência de Inclusão Social; A Evolução da Rede Integrada de Transporte de Curitiba; Certificados de Potencial Adicional de Construção; e Gestão de Resíduos Sólidos em Curitiba”.

Curitiba será ainda tema de três palestras: Desenvolvimento Social, Gargalos e Oportunidades: O Papel das Cidades – por Carlos Homero Giacomini; A Evolução dos Indicadores Sociais no Brasil e em Curitiba – por Marcelo Neri; e Planejamento Urbano em Curitiba: Histórico e Perspectivas – por Clever Almeida.

Outros três ‘cases’ devem chamar atenção no encontro: Inclusão Social em Medelín – por Carlos Mario Rodriguez Osório; Unidades de Polícia Pacificadora – por José Marcelo Zacchi e Os Ecobairros na França: novos laboratórios para a cidade sustentável? – por Gilles Hubert.

“Este fórum fortalece a busca por soluções inovadoras, criativas, financeiramente viáveis e, essencialmente, que envolvam a população no crescimento ordenado das cidades”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A programação completa do encontro e perfis dos palestrantes, mediadores e expositores podem ser acessados no www.imap.org.br. O 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano é promovido pela Prefeitura de Curitiba com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

27 fev 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando