Foto mostra baleia com mais de 13 m esmagada e arrastada por navio

por Redação RIC.com.br
com informações do Daily Star
Publicado em 10 out 2021, às 11h53. Atualizado em: 14 out 2021 às 14h48.

Uma tripulação ficou chocada ao perceber que seu navio havia esmagado uma baleia de 13 metros que podia ser vista pendurada sem vida sobre a proa embarcação-tanque no Japão.

Imagens horríveis mostram a carcaça gigantesca que foi encontrada presa no navio, quando chegou ao porto de Mizushima na cidade de Kurashiki em setembro. 

A Guarda Costeira foi alertada sobre o incidente depois que os moradores perceberam a tragédia. “Eu vivi por mais de 80 anos, mas é minha primeira vez [vendo uma baleia]”, disse uma testemunha ocular, ao Daily Mail.

Leia também:

O Gabinete da Guarda Costeira de Mizushima posteriormente identificou a criatura como sendo uma baleia Bryde macho, pesando cinco toneladas, informou o Insider. Segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun, a tripulação do petroleiro não sabia que havia atingido a baleia e a arrastado pelo Oceano Pacífico.

Michael Fishbach, diretor executivo e cofundador da Great Whale Conservancy, revelou ao Insider que uma dúzia de baleias são mortas por navios para cada uma delas registrada.

“Por causa da flutuabilidade negativa das baleias, elas simplesmente afundam direto para o fundo depois que morrem, exceto em raras ocasiões como esta, onde as baleias são atingidas no centro do corpo, e você tem uma situação como você vê na imagem acima”,

explicou Michael. 

“Não há dúvida de que o número de baleias mortas por navios a cada ano é de 1000 a cada ano.”

O especialista em baleias sugeriu que o número poderia ser diminuído se um órgão fosse nomeado pela indústria para abordar as companhias de navegação com um “esforço combinado e calmo” para propor medidas e mudanças.

Fishbach acrescentou que cerca de 60% dos navios envolvidos em mortes de baleias são navios porta-contêineres.