Governador do distrito de Caracas e importante aliado de Maduro morre de Covid-19

Publicado em 13 ago 2020, às 20h44. Atualizado às 20h46.

CARACAS (Reuters) – Darío Vivas, o governador do distrito venezuelano que engloba a capital Caracas e um forte aliado do presidente Nicolás Maduro, morreu nesta quinta-feira por conta da Covid-19 aos 70 anos, informaram autoridades. 

Vivas, um veterano membro do Partido Socialista que governa o país, havia dito no Twitter no dia 19 de julho que havia testado positivo para o novo coronavírus e que estaria entrando em autoisolamento.

“Ele morreu em combate… cuidando de sua saúde e de todos nós nessa difícil batalha contra a pandemia de Covid-19”, disse a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, pelo Twitter. 

Vivas é a primeira autoridade da elite governamental da Venezuela a morrer pelo vírus, embora vários tenham testado positivo. O Ministro do Petróleo, Tareck El Aissami, disse na quarta-feira que havia se recuperado um mês depois de ter sido infectado, enquanto o vice-presidente do Partido Socialista, Diosdado Cabello está em tratamento. 

A Venezuela havia reportado 29.088 casos da Covid-19 até quarta-feira, com 247 mortes. Os números estão entre os mais baixos entre os países da América do Sul, mas médicos e políticos de oposição dizem que os números reais devem ser muito mais altos devido aos atrasos nos testes, citando dados de funcionários de saúde.

(Reportagem de Vivian Sequera em Caracas)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7C1YG-BASEIMAGE