Governo anuncia incentivos à produção de equipamentos médicos em Campo Mourão

Publicado em 21 ago 2021, às 09h38.

O município de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, terá o apoio do Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), do Governo do Estado. O VRS foi lançado nesta semana como alternativa para a retomada econômica pós-pandemia da Covid-19. Tanto o município quanto a região receberão incentivos para o desenvolvimento da indústria de equipamentos hospitalares.

Inspirado em experiências já implantadas na Alemanha e no Japão, o programa tem como objetivo incentivar as cadeias de valor e abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional, especialmente no ramo da alimentação e seus derivados, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

No município de Campo Mourão, o VRS foca a tecnologia, que foi identificada como potencial sustentável na região. A proposta, feita pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), é produzir eletromédicos e produtos hospitalares, como aparelhos de raio-x e de hemodiálise.

Expansão

A Invest Paraná, agência do governo estadual responsável por prospectar investimentos e oportunidades para o Estado, fornecerá apoio para desenvolvimento dos produtos e para inseri-los nos mercados nacional e internacional, dentro do programa VRS.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destaca que o papel da Invest Paraná, vinculada à pasta, é promover o desenvolvimento do Estado. “Trouxemos a Invest Paraná para a nossa pasta para que possamos incentivar o empreendedorismo com foco na sustentabilidade. Esses produtos terão essa marca no mercado externo“, disse Nunes.

A linha de produção dos eletromédicos se encaixa na categoria “produtos resultantes de inovações locais”, do Programa Arranjos Produtivos Locais (APL), integrante do VRS. A metodologia é desenvolvida desde o ano passado pela Invest Paraná para identificar o potencial de produção regional em todo o Estado.