O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica que a paralisação dos servidores técnico-administrativos, iniciada no último dia 11, atinge ainda mais os serviços prestados pela instituição. O setor mais afetado, segundo a diretoria do hospital, é o de exames de diagnóstico. A partir da próxima segunda-feira (25), todas as consultas ambulatoriais eletivas serão suspensas.
“Tal medida é necessária, pois a não realização dos exames de diagnóstico impossibilitam ao médico realizar o devido acompanhamento ao paciente ambulatorial”, informa o HC. “Pacientes em tratamento oncológico, em quimioterapia e de transplantes devem entrar em contato com sua clínica para orientações”.
O hospital pede que, após o término da greve, os pacientes entrem em contato por telefone para reagendamento de consultas e exames. “Em caso de dúvidas, eles devem ligar para (41) 3360-1800 e solicitar os respectivos serviços em que são atendidos”. Também é possível obter maiores informações através do site www.hc.ufpr.br.
Com a suspensão das consultas eletivas a previsão é de que 1.300 pacientes ambulatoriais deixem de ser atendidos diariamente. Também a cada dia, deixam de ser realizadas cerca de 500 coletas de laboratório, 130 exames de Raio-X, 40 tomografias, 70 ultrassons e 30 endoscopias digestivas. Na unidade de urgência e emergência, ainda de acordo com o hospital, foram bloqueados 4 dos 14 leitos de UTI, 6 dos 16 leitos semi-intensivos e 5 dos 10 leitos de pronto-atendimento de observação.