Homem que fugiu da prisão há 29 anos se entrega após virar sem-teto na pandemia

por Redação RIC.com.br
com informações do Daily Star
Publicado em 15 set 2021, às 14h34. Atualizado às 14h53.

Um condenado que escapou da prisão há 28 anos entregou-se à polícia depois que a pandemia do novo coronavírus o deixou sem-teto, segundo revelou a polícia de New South Wales, na Austrália. Darko Desic, de 64 anos, ficou sem casa e sem dinheiro depois que os efeitos da Covid-19 no ano passado acabaram com a oferta de emprego autônomo.

Segundo a polícia local, Desic cumpriu pouco mais de um ano de uma sentença de três anos e meio por cultivo de cannabis no Centro Correcional Grafton em New South Wales, Austrália, em 1992. Ele conseguiu escapar usando uma lâmina de serra e um alicate de corte.

Relatórios do Australian Daily Telegraph apontam ele fugiu da instituição depois de temer ser deportado para a ex-Iugoslávia, sua terra natal, para cumprir sua pena. Isso significava que ele estaria sujeito a processo em seu país de origem por evitar o serviço militar obrigatório.

Ainda segundo a polícia de New South Wales, Desic ficou fora do radar da polícia desde que fugiu, levando uma vida normal.

“Ele tem cumprido totalmente a lei, nunca recebeu atenção, nunca ouviu falar com ele. [Desic] nos disse que nunca causou problemas a ninguém, então ninguém nunca olhou para ele duas vezes”, afirmou.

O fugitivo supostamente estava aceitando empregos nas praias do norte de Sydney, evitando ser detectado pelas autoridades ao se manter afastado dos sistemas oficiais de emprego. Sua liberdade estava indo bem, até que a chegada de restrições à pandemia em seu estado, em 2020, prejudicou seu trabalho.

“Covid-19 interrompeu todo o trabalho com dinheiro, ficou sem-teto nas últimas semanas. Ele dormiu na praia no sábado à noite e disse ‘dá o fora, vou voltar para a prisão onde tem um teto sobre minha cabeça'”, afirmou uma testemunha ao Daily Star.

Depois de comparecer a uma delegacia de polícia no domingo (12) e se identificar, Desic foi acusado de escapar da custódia legal. Ele teve sua fiança recusada e retornará ao tribunal para outra audiência no final do mês.