Hospital do Câncer de Maringá entra com pedido de recuperação judicial

por Renan Vallim
com informações da RIC Record TV Maringá
Publicado em 3 set 2021, às 12h42.

O Hospital do Câncer de Maringá entrou com pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Cível da cidade. A unidade de saúde estaria enfrentando dificuldades financeiras.

Os autores da ação são o H. C. de Maringá e o Instituto de Hemoterapia Maringá Ltda. O processo está sob a tutela do juiz Juliano Albino Manica, que deve decidir se acata ou não o pedido do hospital nos próximos dias.

A reportagem procurou a direção e os advogados do hospital. Eles afirmaram que somente irão se manifestar após a análise do pedido. A expectativa do hospital é que esta análise só deverá acontecer na próxima semana.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, afirma que vai acompanhar a situação. “Esta é uma situação que pode afetar muito a população de Maringá e região. O hospital tem como foco principal uma especialidade crucial, que é o combate ao câncer. Ficamos apreensíveis com tudo isso e esperamos que a situação seja resolvida da melhor forma possível”.

Protesto

Na última semana, cerca de 20 trabalhadores que foram demitidos recentemente do Hospital do Câncer de Maringá realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (27) em frente à unidade de saúde. Eles cobram da direção do hospital o pagamento de direitos trabalhistas.

Alguns funcionários afirmam que trabalharam inclusive na ala exclusiva para pacientes com coronavírus, atuando na linha de frente de combate à pandemia.

De acordo com os trabalhadores, os desligamentos aconteceram há cerca de um mês, mas a direção do hospital não teria realizado o pagamento dos direitos trabalhistas nem dado uma posição aos ex-funcionários.