Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam nesta quarta-feira (22), no Balneário de Coroados, no litoral paranaense, 15 quilos de camarão sete barbas, 11 metros de rede de arrasto e 1,60 metro de portas em uma embarcação profissional, atracada a menos de uma milha da praia. O pescador foi multado em R$ 1 mil, os camarões apreendidos e doados a duas instituições que cuidam de crianças e adolescentes em Guaratuba.
Segundo o fiscal do Meio Ambiente do (IAP) Lotário Horst, a apreensão aconteceu durante uma operação de rotina no litoral. “O pescador pescava de forma predatória a menos de uma milha da praia, o que é proibido por lei. O camarão geralmente procura essa área para reprodução e a pesca com esse tipo de material causa um grande prejuízo à fauna aquática”, disse Horst.
O pescado doado às duas instituições deve alimentar 85 crianças. “Toda a doação é bem-vinda, pois beneficia dezenas de crianças atendidas pelas nossas instituições”, disse o secretário municipal de Bem Estar e Promoção Social, Lao Mitto.
De 1 de março a 31 de maio, o camarão sete barbas entra no período de proibição da pesca de arrasto com tração motorizada. A Instrução Normativa 189/2008 proíbe a pesca nas regiões sul e sudeste do País e visa garantir a reprodução das espécies, contribuindo para a manutenção dos estoques pesqueiros.