IGNORÂNCIA
MINUTO DO RIVA: NÃO TEM COMO NEGAR REALIDADE
1 ano, 6 meses e 11 dias. Esse é o tempo que estamos vivendo em pandemia de Covid-19. Ainda assim, vemos pessoas negando o óbvio, e brigando por isso: mesmo vacinados, precisamos manter o máximo de cuidados possível, ainda que tenhamos grande cobertura vacinal.
Me recordo que, quando entrevistei especialistas lá no começo dessa loucura, um deles me disse que há sempre dois caminhos – ou o o vírus se fortalece e tende a se extinguir, ou muta, vai perdendo forças e se mantém perene, sendo assim, facilita a propagação e replicação, sendo que reprodução é a função desses seres, esta última, a tendência que estamos notando agora.
Porém, a ignorância só tem uma cura: informação (educação).
A vacina não é panacéia ou salvo conduto para esquecermos de cuidados básicos. Vacinados podem e se contaminam, o que diminui é força da carga viral. A vacina causa leves infecções, que ensinam a memória imunológica a combater a doença, como acontece com a gripe. Não há doses experimentais e, sim, emergenciais. Outra coisa importante – distanciamento, máscara e higiene das mãos são fundamentais. Não é concebível que haja brigas por pedidos de uso de proteção (como vista em um posto, em Curitiba, na quinta-feira) e, ou até mortes, como vimos e estamos vendo. Pensemos na comitiva brasileira, em Nova York – há um pequeno surto, entre os integrantes, entre eles vacinados e não vacinados, muitos, não se importando com cuidados essenciais – deu no que deu.
Vacinação e cuidados!
Testagem e, em breve, veremos grandes shows, estádios lotados e churrascos abarrotados de amigos!
Estamos vencendo!!!
Vivas à ciência, o conhecimento, à ponderação, o equilíbrio emocional e à educação!
Era isso!
Sorte e paz!!!
Me siga nas redes sociais: @rivarivaroli e @rivarolioficial (instragram)