Incêndios na Amazônia: Nasa divulga imagens de fogo visto do espaço

Publicado em 22 ago 2019, às 00h00.

A Nasa publicou imagens dos incêndios na Amazônia nesta quinta-feira (19). As fotos, tiradas por um satélite da agência espacial norte-americana, mostram que as queimadas na floresta amazônica têm sido tão fortes que podem ser vistas do espaço. 

Nasa mostra incêndios no Amazonas

O registro feito no dia 20 de agosto mostra os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia cobertos de fumaça

Em 11 de agosto, dias antes da fumaça chegar até a costa brasileira, os satélites da Nasa já mostravam os focos de incêndio mais concentrado na região norte do país. 

Em 13 de agosto, as imagens de satélites indicaram que o fogo havia aumentado e a fumaça estava se espalhando por outros estados empurrada pelo vento. 

O que causou incêndio na Amazônia?

Em entrevista à agência de notícias AFP, Paulo Moutinho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), foi enfático ao declarar os incêndios na Amazônia ocorrem, em grande parte, pelo desmatamento e não pela seca como afirmam o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

“Historicamente, as queimadas na região estão ligadas ao avanço do desmatamento, combinado a períodos de seca intensa. O que é estranho neste ano de 2019 é que não há uma seca tão severa como nos anos anteriores e há um aumento substancial dos focos de incêndio. As relações que a gente buscou entre desmatamento e focos de incêndio são muito fortes este ano, o que indica que a seca tem alguma influência, mas não é o fator preponderante”, disse Moutinho. 

Queimadas no Brasil 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto deste ano, as queimadas no Brasil aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado — o que representa o maior número registrado nos últimos sete anos, com 72.843 pontos de incêndios. 

Além disso, o Inpe também divulgou dados do Deter, um sistema de alertas em tempo real, que mostram o aumento de mais de 40% entre os desmatamento entre agosto e julho.

Amazônia, ONGs, Alemanha, Noruega e Bolsonaro 

Nas últimas semana, a Amazônia tem estado no centro de uma polêmica que não envolve apenas o Brasil, mas também países europeus como, por exemplo, a Noruega e a Alemanha. O presidente Bolsonaro chegou a demitir o então diretor do Inpe Ricardo Galvão, quando os dados desfavoráveis à preservação ambiental foram divulgados. Na sequência, o governante atacou os países europeus e, em uma de suas declarações mais polêmicas, até culpou ONGs pelos incêndios na Amazônia.

Incêndios na Amazônia preocupam países como Alemanha e Noruega. (Foto: Cbm/RO)

Na última segunda-feira (19), os incêndios na Amazônia finalmente chamaram atenção do mundo todo quando o céu de São Paulo, que fica a 3.000 quilômetros da Amazônia, escureceu como se fosse noite, por volta das 15h, em consequência do mau tempo e da fumaça vinda das queimadas que atingem a floresta no norte e na região central do país. 

Famosos e pessoas comuns se reuniram numa campanha pela Amazônia

No Twiiter, a hashtag #PrayforAmazonas passou a ser usada por todos aqueles que se preocupam com os aumentos dos incêndios na floresta Amazônica. Leonardo DiCaprio e Kim Kardashian também se manifestaram pelo Instagram -com a hastag #regram -preocupados com a situação brasileira.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#Regram #RG @IamNickRose: Terrifying to think that the Amazon is the largest rain forest on the planet, creating 20% of the earth’s oxygen, basically the lungs of the world, has been on fire and burning for the last 16 days running, with literally NO media coverage whatsoever! Why?

Uma publicação compartilhada por Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Cuando la catedral de Notre Dame estaba ardiendo en llamas, los medios de comunicación del mundo cubrieron cada momento y algunos billorarios se apresuraron a restaurarla. En este momento la selva amazónica está ardiendo. El pulmón de nuestro planeta lleva tres semanas en llamas. No hay cobertura mediática y tampoco billonarios. THIS IS A REAL GLOBAL ISSUE. Where are the real leaders OF THE WORLD joining forces for The #Amazon ?#repost: @wilfredorosado

Uma publicação compartilhada por Ricky (@ricky_martin) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

The Amazon Rainforest produces more than 20% of the world’s oxygen and its been burning for the past 3 weeks. It’s our responsibility to help to save our planet. #prayforamazonia

Uma publicação compartilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) em