Integrantes de grupo que incentivava ideias suicidas são presos

por Caroline Maltaca
com informações da PCDF e supervisão de Rodrigo Sigmura
Publicado em 29 set 2021, às 16h21.

Uma megaoperação localizou integrantes de um grupo conhecido nas redes sociais por compartilhar e incentivar a prática de suicídio. Nesta quarta-feira (29), foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda não há buscas no Paraná.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o inquérito policial investiga a suspeita de pessoas estarem utilizando as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas para instigar a prática de autoextermínio. Durante a investigação, uma jovem, de 19 anos, já foi identificada como uma das vítimas do grupo virtual denominado CTBus—catch the bus—, expressão em inglês utilizada para se referir ao suicídio. Ela morreu em fevereiro deste ano após seguir as orientações recebidas pelos membros do grupo criminoso.

“A jovem teria pedido socorro aos pais, ainda dentro da residência, quando contou o que havia feito. Apesar do atendimento imediato, a jovem não resistiu e veio a falecer em um hospital da Região Leste da cidade”,

explicou o delegado Ricardo Viana, chefe da 6ª DP.

A partir da apuração dos fatos foi possível identificar quatro principais membros do grupo de autoextermínio, responsáveis por fomentar a ideação suicida da vítima e morte violenta pela prática do ato extremo.