Criança vai parar na UTI devido a grave infestação de piolhos
Uma criança precisou ser encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a uma grave infestação de piolhos. Segundo o médico que tratou da menina, o risco de ela ser vítima de um choque séptico era tão grande que ele precisou tomar uma atitude extrema.
“A equipe do hospital temeu que ela estivesse entrando em choque séptico porque sua pressão arterial baixou muito e ela precisou de fluidos intravenosos para manter a pressão alta”, disse o profissional de saúde no tribunal.
Ainda conforme o médico, que não foi identificado, “ela tinha sarna e o caso mais sério de piolhos que já vi”.
A criança foi encontrada pela polícia em uma casa abandonada junto com sua mãe e a irmã em Dublin, Irlanda. Segundo o relato dos policiais, o local era extremamente sujo, tinha lixo por todo o lado e não possuía banheiros.
O caso foi divulgado pelo Child Care Law Reporting Project (CCLRP), projeto independente que fornece informações públicas sobre procedimentos legais de proteção à criança, na segunda-feira (18). O relatório apresenta 48 situações que mostram o impacto que a pandemia de coronavírus está tendo sobre crianças vulneráveis.
A menina e sua irmã foram retiradas da mãe e estão sob cuidados provisórios do estado.
Nos EUA, um casal foi acusado de homicídio depois que sua filha de 12 anos morreu em decorrência de uma infestação de piolhos. De acordo com a Justiça, a menina sofreu um ataque cardíaco fatal provocado pelas sucessivas mordidas dos insetos.