Vídeo: alce que passou dois anos com pneu no pescoço é libertado

por Redação RIC.com.br
com informações da ABC11
Publicado em 12 out 2021, às 16h41. Atualizado às 16h44.

Após pelo menos dois anos vivendo com um pneu preso ao pescoço, um alce foi finalmente capturado e libertado por oficiais da vida selvagem no Colorado, EUA. (Veja vídeo abaixo)

O animal foi avistado pela primeira vez no Colorado Parks and Wildlife em 2019. Na ocasião, um oficial do parque que conduzia um estudo sobre ovelhas e cabras selvagens acabou se deparando com o alce por acaso. 

Desde então, segundo um comunicado do parque emitido na segunda-feira (11), o animal selvagem foi avistado várias vezes por câmeras de monitoramento e era conhecido por viajar entre os condados de Park e Jefferson. Logo foi constatado que o pneu não estava afetando sua capacidade de comer e beber, nas temia-se que devido ao objeto, ele acabasse ficando emaranhado em galhos de árvores ou cercas e morresse de fome e sede. 

Foi no último sábado (8), que os oficiais tiveram a oportunidade de ajudar o alce macho de 4 anos, depois que moradores informaram onde ele estava. O animal foi sedado, a uma distância curta, e, conforme Scott Murdoch, para que o pneu fosse retirado foi preciso cortar os chifres

“Não foi fácil com certeza. Tivemos que movê-lo corretamente para retirá-lo porque não fomos capazes de cortar o aço no talão do pneu. Teríamos preferido cortar o pneu e deixar os chifres para sua atividade no cio, mas a situação era dinâmica e tínhamos que tirar o pneu de qualquer maneira possível”,

explicou Murdoch.

O mais chocante, no entanto, foi descobrir que o pneu estava cheio de entulhos e pesava cerca de 35 quilos. 

Esta foi a quarta vez em uma semana que os policiais tentaram tranquilizar o animal para remover o pneu, mas vários fatores, incluindo outros alces, dificultaram os esforços.

O mistério permanece sobre como e quando o alce ficou com o pneu preso.

Assista ao vídeo: