Os moradores do município, localizado no norte do Estado, devem voltar às urnas no próximo dia 7 de abril. O novo processo eleitoral foi agendado depois que o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) cassou a candidatura de William Walter Ovçar.

“Na primeira Sessão do ano (realizada ontem, dia 16), a Corte, por unanimidade, determinou a convocação de eleição suplementar para 7 de abril de 2013 no município de Joaquim Távora. Para o relator, Dr. Marcos Roberto Araújo dos Santos, a chapa para o cargo de prefeito formada por Wiliam Walter Ovçar e Valdir Azarias teve o seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral ensejando a realização de novas eleições a teor do artigo 224 do Código Eleitoral, uma vez que alcançou mais de 50% dos votos válidos no pleito”, informa o TER, em nota, através de sua assessoria de imprensa.

Ficou definido que 3 de fevereiro será o último dia para a realização de convenção e  5 de fevereiro o último dia para encaminhamento do pedido de registro de candidaturas. A propaganda eleitoral de rua poderá ter início no dia 6. Dia 7 será o último dia para registro individual dos candidatos.

A partir de 23 de março, os candidatos não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. De 2 de abril até 48 horas depois da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, “salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”. Em 4 de abril, deverá ser suspensa a propaganda eleitoral gratuita no rádio, assim como a realização de comícios. Dia 6 será o último “para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes e amplificadores de som, entre às 8 horas e às 22 horas, e para a promoção de carreata e distribuição de material de propaganda”.