A jornalista Vanessa Brollo, editora chefe do programa Ver Mais Curitiba, da RICTV Record, também tem um blog, o Partiu Plano B. Uma das matérias do blog com duas empresárias que  dão aulas virtuais de Patchwork, venceu a etapa Estadual do Sétimo Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Segundo Vanessa, o blog nasceu de uma curiosidade de saber de onde vem a coragem das pessoas que mudam radicalmente de vida. “Tem a advogada que se tornou chefe de cozinha, o açougueiro que agora é cabeleireiro ou ainda o jovem que começou uma empresa com 30 reais.”, diz .

Mas o blog não só conta a história desses empreendedores, no final eles ainda dão  algumas dicas para as pessoas que querem fazer o mesmo. “Acho que dessa maneira o meu blog realmente presta um serviço, afinal quem sonha em empreender sempre tem muitas dúvidas e os meus entrevistados ajudam  inspirando e dando dicas bem práticas”, comenta Brollo.

A reportagem que venceu o prêmio Sebrae de Jornalismo tem como título “Sucesso com aulas virtuais de patchwork” e conta a história da Bia Abdala e da Denise Correa. A Bia tinha uma loja de artesanatos e um belo dia, para atrair alunas para as aulas presenciais de patchwork, começou a postar no Facebook  o passo a passo de alguns trabalhos. Muita gente começou a pedir mais e ela decidiu que iria vender essas aulas, avisou que no início do ano colocaria as aulas no ar,  deu o número da conta e saiu de férias. No meio das férias, ela foi conferir e tinha mais de mil reais depositados. Com a ajuda da Denise, que de aluna se tornou sócia, ela começou a desenvolver as aulas e hoje tem mais de 10 mil alunas no Brasil e no exterior. As fotos com o passo a passo já estão sendo traduzidas para o inglês.

A jornalista acredita que  a reportagem tenha chamado a atenção dos jurados do prêmio porque  trata de um tema  que o Sebrae  incentiva  muito, que é a  inovação. No caso, as empresárias conseguiram inovar na área de artesanato

A jornalista segue firme no comando do programa Ver Mais Curitiba e ainda faz assessoria de imprensa, cuida da família e mantém o blog atualizado. E dá tempo para fazer tudo? “Estou aprendendo com meus entrevistados que quando você faz o que gosta nunca se cansa. Faço o que amo seja na TV, na assessoria de imprensa ou no blog. Então é como se não estivesse trabalhando”, conclui.