Justiça Eleitoral marca nova eleição de prefeito e vice em Francisco Alves (PR)
A Justiça Eleitoral marcou para o dia 7 de novembro a realização da eleição suplementar para a escolha de prefeito e vice-prefeito do município de Francisco Alves, no Oeste do Paraná. A decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a inegibilidade de Valter Cesar, que foi o único candidato que disputou a eleição no ano passado.
A decisão dos ministros do TSE foi por unanimidade, após Cesarter as contas públicas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Durante o período que foi prefeito e atuou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã, o político não prestou contas.
Ele não chegou a assumir o mandato após a eleição. Após ter a candidatura indeferida, ele entrou com recurso, mas não houve acolhimento do pedido.
Nesta eleição, poderão votar as pessoas registradas no cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até 9 de junho de 2021 (151 dias antes). Na cidade, estão aptos a votar 5.946 eleitoras e eleitores, que irão comparecer a 21 seções eleitorais, em quatro locais de votação.
O horário é das 7h às 17h, pelo sistema eletrônico de votação. Está dispensada a identificação biométrica.
Auditoria das urnas
No dia da nova votação, no próprio município terá a auditoria de funcionamento de urna em tempo real (que confere a contagem, captação e apuração dos votos em uma urna sorteada) e a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (que verifica os sistemas das urnas nos próprios locais de votação, antes mesmo do início dos trabalhos).