por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Reuters

Nesta terça-feira (26), a Latam Airlines anunciou um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, tornando-se assim o maior grupo de aviação a buscar uma reorganização de emergência como consequência dos impactos da pandemia de coronavírus

De acordo com a empresa, além dos EUA as afiliadas no Chile, Peru, Colômbia e Equador solicitaram proteção voluntária pelo processo de reorganização financeira previsto no Capítulo 11 da lei dos Estados Unidos.

Latam faz pedido de recuperação judicial: Brasil não está incluso na solicitação

As operações do grupo no Brasil, Argentina e Paraguai não estão incluídas no pedido.

De acordo com Roberto Alvo, presidente-executivo da Latam, foram implementadas uma série de medidas para mitigiar o impacto da economia no setor.

“No fim das contas esse caminho é a melhor opção para estabelecemos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas”, disse o presidente-executivo em comunicado à imprensa.

A companhia aérea afirmou que as famílias acionistas Cueto, da LAN, e Amaro, da TAM, junto com a Qatar Airways acertaram um acordo para um financiamento de até 900 milhões de dólares para o grupo latino-americano, e que está aberta a outros acionistas interessados em participar em financiamento adicional, “na extensão permitida por lei”.

A empresa informou que conta atualmente com cerca de 1,3 bilhão de dólares em recursos disponíveis.

Financiamento adicional

O pedido da Latam ocorreu em meio a negociações que já duram mais de um mês entre a empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em torno de um financiamento de até 2 bilhões de reais, o que poderia apoiar a subsidiária brasileira, a maior do grupo, durante os efeitos econômicos a epidemia.

“A Latam e suas afiliadas também estão em discussões com seus respectivos governos no Chile, Brasil, Colômbia e Peru para apoio na obtenção de financiamento adicional”, afirmou a empresa no comunicado.

Além disso, a companhia afirmou que a equipe de gestão seguirá a mesma durante o processo de recuperação judicial e que continuará operando sem nenhum impacto nas operações de passageiros ou de cargas, reservas, vouchers ou pontos de programa de milhagens.

Ao todo, a Latam tem 7,6 bilhões de dólares em dívidas, incluindo 460 milhões em empréstimos vinculados à subsidiária no Brasil.

Na sexta-feira, a empresa teve nota de crédito reduzida pelas agências de classificação S&P e Fitch depois que informou que não pagou juros e principal de três tranches de uma dívida de 1 bilhão de dólares relacionada ao financiamento de compras de novas aeronaves.

26 maio 2020, às 00h00.
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