Leonardo Petrelli e outras personalidades do Paraná lamentam falecimento de René Dotti

Publicado em 11 fev 2021, às 12h23. Atualizado às 13h11.

Na tarde desta quinta-feira (11), Leonardo Petrelli e outras personalidades do Paraná se manifestaram lamentando o falecimento do renomado advogado e jurista René Ariel Dotti e lembrando sua trajetória na área jurídica e também em outros aspectos da sociedade.

Veja as notas:

O Grupo RIC, em nome de seu presidente executivo Leonardo Petrelli, manifesta profundo pesar pela morte de René Ariel Dotti, advogado e professor da Universidade Federal do Paraná e membro da Academia Paranaense de Letras, que nos deixa nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, na cidade de Curitiba, aos 86 anos. René Dotti teve grande participação na luta pela democracia do país. Ajudou na formulação das leis da imprensa e era grande apaixonado pela justiça. Estamos muito entristecidos pela perda de uma grande personalidade, que tanto contribuiu para a nossa sociedade.

Em 2018, Dotti foi prestigiado pelo Grupo RIC pela TOPVIEW, ao ser finalista do Prêmio Personalidades da revista.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela regional do Paraná, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Dotti.

“Infelizmente o professor René nos deixou. É um dos dias mais tristes da advocacia paranaense. A figura do professor René era referência da advocacia paranaense no cenário nacional e internacional. Um democrata, um defensor das liberdades, um humanista, um incentivador da cultura, um jurista, um exemplo de pai de família, enfim, um homem completo, alguém que será lembrado para sempre na história do Paraná e do país. É uma perda irreparável para o Brasil”.

Afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, em nome de todos os deputados estaduais, lamentou o falecimento do advogado e jurista René Dotti no site da instituição.

“O Paraná perde um grande jurista, que sempre defendeu a nossa Nação democrática. Um professor do Direito que deixou o seu legado. Em nome do Poder Legislativo, nesse momento de dor, nos solidarizamos com todos os familiares, amigos, alunos, e expressamos as mais sinceras condolências por essa grande perda”.

Disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

O advogado e ex-juiz Sergio Moro deixou também suas condolências. “Registro minhas homenagens ao grande advogado e jurista paranaense René Dotti. Minha solidariedade à família pelo falecimento.”

Gustavo Fruet usou o Twitter para se manifestar. “Lamento muito o falecimento hoje do Profº René Dotti aos 86 anos. Pelos diferentes momentos, encontros, aulas e orientação. Que muito contribuiu em diferentes comissões pela atualização de normas penais e processuais. Toda solidariedade à família, amigos, e Faculdade de Direito da @UFPR“.

Torcedor do Coritiba, o advogado e jurista foi também homenageado pelo time nesta quinta-feira.

“O Coritiba Foot Ball Club lamenta, com pesar, o falecimento do grande jurista, professor e torcedor coxa-branca, Renê Ariel Dotti, nesta quinta-feira (11). Renê tinha 86 anos e dedicou sua vida toda ao direito e também ao ensino jurídico. Junto ao Coritiba, Dotti escreveu uma narrativa de muito comprometimento em causas jurídicas marcantes, como a defesa do clube junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva no acontecimento de 2009. Em sua vida pessoal, destacou-se na luta em defesa de jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes, e outros cidadãos perseguidos pela Ditadura Militar. O Coritiba Foot Ball Club, funcionários, atletas e comissões técnicas prestam aqui suas homenagens a familiares, amigos e torcedores.”

O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), postou uma mensagem de pesar pelas redes sociais. “A advocacia do Brasil hoje fica menor. Faleceu René Ariel Dotti. Professor, advogado, homem público e humanista. O Professor René foi tudo isso e muito mais. O IAPPR está em luto. À família e a todos os amigos ficam nossas condolências.”

O Governo do Paraná usou o site da Agência Estadual de Notícias para falar sobre a perda.

“O Governo do Paraná lamenta a morte do professor, advogado e jurista René Ariel Dotti, que faleceu na manhã desta quinta-feira (11), aos 86 anos, em Curitiba. Conforme o escritório Dotti e Advogados, o professor morreu em sua residência.

René Dotti era reconhecido como um dos maiores advogados penalistas do Brasil. Formou-se em Direito pela UFPR e se destacou na luta contra a ditadura militar, além de contribuir para o ensino jurídico com diversos livros e pareceres.Dotti também atuou como crítico de teatro e de literatura e foi secretário estadual da Cultura, entre os anos de  1987 e 1991. René Dotti deixa esposa, filhas e netos.

A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) postou em seu site oficial uma nota falando sobre a trajetória do advogado e jurista junto à instituição.

“Catedrático, referencial e um apaixonado pela Justiça. O querido professor René deixa um legado para a democracia, na defesa intransigente da liberdade e dos direitos fundamentais. Para a AMAPAR, realmente, é uma perda irreparável. O Professor René Ariel Dotti marcou uma estreita e bonita relação com a nossa Associação. Recebeu da AMAPAR, no ano de 2008, quando completou 50 anos de atividade profissional, uma placa de bronze no Tribunal do Júri de Curitiba pela contribuição à cultura jurídica.

Foi convidado em diversas oportunidades do programa de rádio Justiça para Todos, colaborou nas publicações da AMAPAR, sempre com textos primorosos. No ano de 2014 iniciamos junto ao escritório do professor uma parceria de grande respeito mútuo, na defesa das prerrogativas da magistratura paranaense. Neste momento a AMAPAR roga a Deus o consolo a todos os familiares e à equipe do escritório do professor René Dotti.”