Lixo reciclável pode ser trocado por alimentos em 95 pontos da capital

O Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, está completando 21 anos e já conta com 95 pontos em Curitiba. A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias.

Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explica que os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.

A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.

Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos.

 

21 abr 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando