Lixo retirado de área alagada enche dois caminhões

A Prefeitura de Curitiba carregou nesta segunda-feira (9) dois caminhões de lixo retirado dos canais extravassores do rio Iguaçu, no Alto Boqueirão, onde houve transbordamento por causa das chuvas fortes de domingo (8).

Uma escavadeira hidráulica e mais de 10 homens estão trabalhando no local para retirar os entulhos que bloquearam a vazão do córrego, alagando casas da região da Vila Nova. As equipes retiraram dos canais pneus velhos, móveis quebrados e muito lixo doméstico.

“O lixo acumulado acabou contribuindo para o alagamento na região, além da forte chuva que caiu na cidade”, avalia o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni. Segundo o Simepar, choveu em duas horas o equivalente a um terço da chuva prevista para o mês de abril.

O trabalho de limpeza de rio vai continuar nesta terça-feira (10), quando equipes farão uma operação pente-fino retirando papéis, garrafas plásticas e sacos de lixo que estão nas margens dos canais.

Para o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Neto, a população pode ajudar evitar alagamentos na cidade ao jogar o lixo em local adequado. “Curitiba tem um sistema de coleta de lixo domiciliar que atende toda a cidade. Por isto, o mais adequado é usar este sistema, pois o lixo na rua ou no no rio provoca dano ambiental, além de entupir galerias pluviais e rios”, afirma.

10 abr 2012, às 00h00.

No Ar

Mostrar próximo post
Carregando