Londrina e Foz do Iguaçu tornam-se cidades-irmãs

por Ana Clara Marçal
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 26 ago 2021, às 15h06.

As cidades de Londrina e Foz do Iguaçu, respectivamente no norte e no oeste do Paraná, tornaram-se cidades-irmãs, após os prefeitos de ambos os municípios assinarem o Protocolo de Intenções nesta quinta-feira (26). A cerimônia ocorreu em solo londrinense.

Com a medida, as cidades poderão trocar experiências e cooperarem para o crescimento de cada uma em áreas como tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, turismo, saúde, educação, assistência social e cultura. O acordo será ratificado através da sanção de uma lei municipal, conforme a Constituição Federal.

 Londrina

O município no norte do Paraná conta com 10 cidades-irmãs internacionais: Toledo, nos Estados Unidos; Nishinomiya e Nago, no Japão; Leon, na Nicarágua; Zhenjiang e Heyun, na China; Guimarães, em Portugal; Modena, na Itália; Bilbao, na Espanha, e Concepción, no Paraguai.  A primeira irmandade firmada com uma cidade nacional é esta com Foz do Iguaçu.

“A cidade de Londrina é uma referência para nós. Nesses últimos anos, ela tem dado uma demonstração de lisura e de políticas públicas progressistas e avançadas, que chegam até as famílias. Acredito que essa aliança vai trazer excelentes resultados, porque é uma cooperação onde vamos estudar as práticas realizadas nas secretarias e autarquias, que vamos poder replicar no nosso dia a dia.”

destaca o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Londrina conta com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de mais de R$ 19 bi. É a segunda maior cidade do estado e a quarta maior da região sul do país. O município abriga, ainda, mais de 25 Instituições de Ensino Superior (IES).

Lago Igapó, localizado na zona sul de Londrina / Foto: Bruna Melo

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu destaca-se pelo turismo, é o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no país e o primeiro no Paraná. Ela é palco de uma das sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu. Além do turismo, comércio e prestação de serviços, o município tem como uma das principais fontes de renda a geração de energia elétrica, propiciada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, maior geradora de energia elétrica do mundo.

“Foz do Iguaçu é referência mundial em turismo e tem uma gestão administrativa de excelência […] Com essa troca, quem vai ganhar é a população. Por isso, nossa ideia é fortalecer a coirmandade no mundo e estabelecer as boas práticas com as cidades aqui do Brasil.”

comenta o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
Cataratas do Iguaçu / Foto: José Fernando Ogura/ANPr