O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta segunda-feira (26), esperar que os brasileiros “venham a ter um presidente que se comporte à altura” do cargo. A declaração foi dada em entrevista coletiva na cúpula do G7, na cidade francesa de Biarritz, ao lado do presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Macron crítica Bolsonaro: ‘É triste para os brasileiros’

Macron havia sido questionado sobre a reação do presidente Jair Bolsonaro a um comentário em que um seguidor da sua página no Facebook, ao lado de fotos dos chefes de Estado com suas respectivas primeiras-damas, questionou: “Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?” O perfil oficial do mandatário brasileiro respondeu “Não humilha cara (sic)”.

“É triste. É triste. Mas é triste, antes de mais nada, para os brasileiros. Penso que as mulheres brasileiras devem ter vergonha de ouvir isso do próprio presidente”, afirmou o francês.

Cúpula do G7 quer ajudar Brasil

Líderes do G7 disseram neste domingo que estão se preparando para ajudar o Brasil a combater incêndios e reparar os danos na região amazônica. Macron, disse que os líderes da cúpula estavam chegando a um acordo sobre como apoiar o Brasil e afirmou que o acordo envolveria mecanismos técnicos e financeiros “para que possamos ajudá-los da maneira mais eficaz possível”.

“É claro que é território brasileiro, mas temos a questão das florestas tropicais que é realmente um problema global”, disse Angela Merkel. “O pulmão de toda a Terra está afetado e, portanto, precisamos encontrar soluções comuns.”