Mais de 400 cães e gatos devem ser castrados no Norte Pioneiro até o final de outubro

por Redação RIC.com.br
com informações da AEN
Publicado em 19 out 2021, às 14h44. Atualizado em: 14 jun 2022 às 15h27.

Cães e gatos dos município de Nova América da Colina, Cornélio Procópio e Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná, serão esterilizados através do CastraPet, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) junto de cada município.

A expectativa é que 463 animais que já foram cadastrados no programa sejam atendidos até o final de outubro. O serviço é oferecido de forma gratuita às famílias de baixa renda e instituições que acolhem animais em situação de vulnerabilidade.

“Muitas doenças são provenientes da convivência do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e do ser humano.”

destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Foto: SEDEST

A esterilização acontece dentro do castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia, monitor multiparamédico entre outros. As famílias ainda recebem, sem custo, os medicamentos usados para a recuperação dos bichinhos após o procedimento, assim como um microchip eletrônico para identificar os pets.

Foto: SEDEST

Cronograma

  • Nova América da Colina: 19 e 20 de outubro;
  • Cornélio Procópio: 22 a 25 de outubro;
  • Bandeirantes: 27 e 28 de outubro.

Cadastro Guapirama

A próxima cidade que receberá programa é Guapirama, na mesma região do estado. Interessados na castração de seus animais de estimação podem realizar a inscrição na Prefeitura Municipal, na segunda-feira (22). Ao todo, são 121 vagas. As cirurgias serão feitas no dia 16 de novembro.