Mais de mil pessoas em situação de rua foram acolhidas durante frente fria em Curitiba
A Prefeitura de Curitiba acolheu 1.192 pessoas em situação de rua durante a última semana, que registrou temperaturas mínimas na capital. A ação faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, que oferta serviços a quem está desprotegido do frio e acontece 24 horas por dia.
Entre a noite do último dia 15 de maio e a manhã desta segunda-feira (23), 3.084 abordagens sociais foram realizadas. O projeto conta com ações intensificadas durante todas as noites. Do número de pessoas que foram atendidas, 103 delas aceitaram ser levadas para casas de passagem, onde recebem roupas limpas, se alimentam e podem dormir em camas quentes.
A Central 156, canal de comunicação da Prefeitura, recebeu 1.600 solicitações para a Fundação de Ação Social (FAS), coordenadora da Ação Inverno, realizar abordagens nas ruas da capital. Algumas pessoas que recebem atendimento não estão em boas condições de saúde física e mental e precisam ser encaminhadas para unidades de pronto atendimento ou hospitais. Na última semana, 57 moradores em situação de rua precisaram do suporte da equipe médica.
As pessoas que recusam atendimento e preferem ficar nas ruas recebem cobertores ou mantas térmicas do grupo da FAS. Para os animais de estimação das pessoas atendidas, a equipe oferece caixas de transporte em todas as Kombis do resgate social, além de canis onde podem ser abrigados, enquanto seus tutores também são acolhidos.