Maringá promove ação de conscientização do Setembro Amarelo

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 23 set 2021, às 13h03.

Na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria da Mulher de Maringá promoveu uma ação de conscientização ao Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, mas as campanhas e ações se prolongam por todo o mês.

A equipe da Semulher distribuiu bombons e cartões com a frase “Sua mão estendida faz o outro entender que há esperança para a dor” no semáforo do cruzamento da Avenida Tiradentes com a Avenida Duque de Caxias. O objetivo da ação é conscientizar sobre os riscos de transtornos mentais e a tratá-los com seriedade.

De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, mais de um milhão de pessoas morrem por suicídio no mundo. No Brasil , os números chegam a ser superior a 13 mil. Cerca de 60% destes números nunca passaram por consulta com profissionais da saúde mental em toda a sua vida.

A campanha ganhou grandes proporções nos últimos anos e hoje e garantiu espaços importantes na mídia. No ano de 2017 foram criadas as Diretrizes Participação e Divulgação do Setembro Amarelo, documento que orienta toda a sociedade sobre a participação e divulgação da campanha em cada região. O documento pode ser acessado neste link.

Encontre ajuda

  • CVV (Centro de Valorização da Vida): realiza apoio emocional e prevenção do suicídio atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. DISQUE 188
  • Em Maringá são oferecidos apoio para aqueles que buscam tratamento psicológico, as Unidades Básicas de Saúde, realizam o primeiro atendimento e a partir da consulta com médico, ocorre avaliação e o paciente é encaminhado para o atendimento psicológico especializado. Além da atenção nas unidades, há também os CAPS, que desenvolvem ações de atendimento a pacientes e familiares;
  • CAPS III: Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
  • CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária. Horário de funcionamento: 7h30 às 18h. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
  • CAPS AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: é um local que oferece tratamento para a população maringaense adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool, tabaco, fármacos e outras drogas. Horário de funcionamento: 7h às 18h. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
  • Hospital Municipal – Emergência Psiquiátrica 24 horas. Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n – Jd. Ipanema