MP pede que políticos e servidores deixem de utilizar carros oficiais para fins pessoais
A prefeitura de São Jorge D’Oeste, no sudoeste do Paraná, recebeu na quinta-feira (17) uma recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná (MPPR) para que agentes políticos e servidores públicos deixem de utilizar, urgentemente, os veículos oficiais do município em atividades particulares ou que não sejam de interesse público.
A medida pede também para que os carros sejam identificados como pertencentes à frota municipal, e ter a inscrição “Uso exclusivo em serviço”.
O MP ainda recomendou que os veículos não sejam usados fora dos dias e horários de funcionamento das repartições públicas, com exceção dos plantões e com comprovação, e nem para se deslocar entre casa e trabalho.
De acordo com o Ministério Público, a recomendação foi expedida após apurações apontarem para o uso de veículos oficiais do município para fins pessoais. Um carro da prefeitura da cidade teria sido flagrado em frente a uma churrascaria, durante a noite, onde um secretário municipal estava confraternizando com amigos.
Conforme a promotora Thayna Regina Navarros Cosme, a medida foi enviada diretamente à prefeita Leila Aparecida da Rocha de São Jorge D’Oeste, e caso seja acatada deve ser assinada por ela e por todos os secretários municipais.
“O não acatamento dessa recomendação poderá importar em um ajuizamento de uma ação civil-pública de improbidade”,
ressalta a promotora.